Vinagre um poderoso aliado em casa

As aplicações do vinagre não se limitam apenas a temperar saladas. O seu uso alarga-se o ás suas maravilhosas propriedades do vinagre para a saúde e ainda como um óptimo produto de limpeza, com  poder desinfectante e abrilhantador.

Fique a conhecer algumas das aplicações do vinagre em casa e poupe o ambiente com este este produto barato e eficiente.


Utilidades do vinagre nas lides domesticas



Cuidados dos tecidos


Amacie e suavize a sua roupa, passando-a no enxague final por água com vinagre. Esta prática resulta também em cobertores, evita que fiquem ásperos.

O vinagre estabiliza a cor dos tecidos. Evite que as roupas desbotem, antes da primeira lavagem coloque-as num recipiente com água e vinagre, na proporção de 3 colheres de sopa para 1 litro de água.
As cores dos tapetes também revigorarão se os mergulhar nesta mistura.

Retire as indesejáveis manchas de desodorizante da roupa, molhe-a com vinagre antes da lavagem, deixe actuar por uns minutos e lave como habitualmente.
Remova manchas difíceis na roupa como ketchup, chocolate, vinho ou geleia esfregando-as com vinagre e depois coloque-as na maquina e lave normalmente.

Limpezas da cozinha 


Sua louça ficará mais limpa e brilhante se colocar umas gotas de vinagre na água da lavagem.
Os seus talheres também ficarão livres de manchas se os esfregar com um pano e vinagre.

Limpe suas frigideiras com sujidade incrustada, deixando-as de molho em vinagre por meia hora.
Deixe o cobre como novo, com uma mistura de sal grosso e vinagre. O resultado é surpreendente até mesmo nos bicos de cobre do fogão engordurados.


Limpe o forno de cozinha, lave-o com um pano embebido em vinagre, o seu poder desincrustante permitirá uma limpeza mais profunda.
Lave o seu frigorífico com vinagre e mantenha-o limpo, desinfectado e livre de odores.

Elimine os cheiro não desejados


Elimine o cheiro de tinta fresca quando pinta a casa, espalhe 2 ou 3 recipientes com vinagre, pela casa.

Se pretende eliminar os maus cheiros em casa leve uma chávena de água ao lume com uma colher de sopa de vinagre e deixe ferver por algum tempo.

Retire o cheiro a cebola das suas mãos, esfregando-as com vinagre.

Remova os maus odores do microondas, deixe ferver durante 5 minutos no seu interior um copo de água com 1 colher de sopa de vinagre, lave normalmente a sujidade e os odores sairão facilmente.

Dicas gerais


Evita que a casca dos ovos partam, junte algumas gotas de vinagre à água no momento da cozedura.

Mantenha as sua flores frescas e bonitas durante mais tempo, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre e 2 colheres de sopa de açúcar no vaso.

Limpe o vidro das janelas com uma solução de água morna com vinagre, em partes iguais. Esta mistura deixa os vidros limpos e brilhantes, basta colocar a mistura num vaporizador e usar como um limpa vidros normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário